Estilos

Sertanejo Universitário
Se tornou um fenômeno em casas de show e baladas. Os passos têm uma mistura de sertanejo com música caipira, forró, tecnobrega e outros ritmos de todo o Brasil.

Forró
Tem como principal característica o “arrasta pé”. Embora seja tipicamente nordestino, atualmente existem vários gêneros: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

Gafiera
O samba de gafieira tem ritmo forte, envolvente e característico, com muita sensualidade e molejo dos quadris. Uma das principais é a atitude do bailarino frente à dama: malandragem, proteção, exposição à elegância e ritmo.

Salsa
Salsa é uma combinação de ritmos afro-americanos, como o son montuno, o mambo, o chá-chá-chá e a rumba cubana.

Bolero
O tradicional, “dois pra lá, dois pra cá” é a característica principal. É dançado de forma lenta e simples.

Chá-chá-chá
A dança de salão chá-chá-chá é energética e tem uma batida constante. O chá-chá-chá latino é mais lento, mais sensual e pode envolver ritmos mais complexos. A contagem é “dois-três- chá-chá-chá”.

Pagode
O casal deve ѕе portar dе forma quе ambos fiquem quase abraçados, mаѕ соm um dоѕ braços apontando раrа fora, dе mãos dadas. Basta fazer о básico “um раrа frente, um раrа trás”, indo соm оѕ pés раrа umа direção, dероіѕ раrа а oposta. Oѕ passos tаmbém podem ѕеr feitos раrа о lado оu аté dando voltas. A única regra aqui é ѕе mover nо ritmo dа música.

Tango
Surgiu nos subúrbios de Buenos Aires e é uma das danças mais sensuais existentes. Mistura drama, paixão, sexualidade, agressividade e, muitas vezes, tristeza, o que o torna uma dança muito expressiva.

Valsa
Dançar valsa passa por fazer torções em par e movimentos em ritmos lentos. Muito presente em bailes de debutantes, é um ritmo caracterizado pelo compasso ternário. Foi considerado o tipo de dança mais popular do século 19.

Merengue
É bastante popular em vários países latinos, tais como: Porto Rico, Haiti, Venezuela, Colômbia. É a dança nacional dominicana. No merengue, um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão.

Rock’n’Roll
A dança é caracterizada principalmente pela energia, criatividade e giros rápidos do casal que colocam em prática a variedade de passos que cada música permite desenvolver em seu mais profundo processo de dinamismo e interação.

Foxtrot
Dança de salão caracterizada por movimentos longos e contínuos, cuja direção segue o sentido anti-horário, em andamento suave e progressivo. Proporciona um verdadeiro e apaixonante espetáculo.

Zouk
O estilo é bastante comum no Caribe e assim como o merengue, o zouk é dançado trocando-se o peso, basicamente na cabeça, com movimentos de inclinação e de circundação.

Soltinho
Chama-se soltinho porque, ao contrário de outras danças de salão, é dançado solto segurando as mãos, sem abraçar como rock clássico, disco e swing norte-americano.

Quer saber o que dizem sobre os benefícios da dança? Leia os artigos:

“O envelhecimento se combate dançando, garante a ciência” (fonte: Site Pensamento Contemporâneo)

“Dançar ajuda a curar a depressão e eleva a autoestima” (fonte: Site G1 – Bem Estar)